ZISPoA – A primeira Zona de Inovação Sustentável da América Latina

ZISPoA – A primeira Zona de Inovação Sustentável da América Latina

Alô você que tá querendo empreender, e tá pensando onde colocar fisicamente sua empresa… Como vocês sabem (ou não), um dos pontos chave para o sucesso de um empreendedor criativo é estar no ambiente certo. Não por acaso, empresas tem criado encubadoras e espaços que promovem a interação e integração dessas pessoas.

Hoje vou falar de uma comunidade bem bacana, e que é aqui de Porto Alegre. É a ZISPoA – Zona de Inovação Sustentável de Porto Alegre, a primeira do gênero da América Latina.

A ZISPoA compreende os bairros Independência e Floresta, de Porto Alegre, e busca revitalizar uma das áreas mais tradicionais de Porto Alegre, transformando o espaço em um ambiente de pesquisa e inovação sustentável, através da colaboração público-privada.

ZISPoAA área faz parte do 4º distrito, região que vem sendo apoiada pelo InovaPoA com os mesmos propósitos.

Além de promover a integração entre as empresas e pessoas que fazem parte do 4º distrito, o grupo tem promovido eventos, como o 1º Festival ZISPOA. No evento, foram trazidos elementos relacionados à economia criativa, como shows musicais, comidas sustentáveis, cervejas artesanais e exposições, somente para citar alguns tópicos.

No vídeo abaixo, dá pra ter uma ideia bacana sobre como foi o início da feira… Muito mais pode ser visto diretamente no site dos caras, que dá uma ideia ainda melhor sobre a proposta.

Outra questão bacana, levantada pelos caras, é a frequente integração que eles promovem, seja nas conversas semanais, seja nas conversas que são promovidas com o pessoal do InovaPOA, por exemplo.

Ah, quase esqueci do que talvez seja o mais importante… Os grupos.

Se não quiser clicar aí no link, pra entender direitinho, eles se dividem em 6 assuntos (pra detalhes, clica no link que é melhor!!!):

  1. Inovação e tecnologia
  2. Sustentabilidade e eficiência de recursos
  3. Gestão Participativa comunitária
  4. Empreendedorismo e Start-ups
  5. Criatividade e Colaboração
  6. Ambiente amigável aos negócios

Ainda vamos falar bastante deste pessoal por aqui… mas… por hora, fica a dica.

Agora tu já sabes por onde começar!

 

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: