Hoje o tema é MVP!

Hoje o tema é MVP!

Olá amigos.

Antes de começar a falar sobre inovação, tecnologia e tudo mais, quero começar falando sobre um tema que é o grande ponto fraco da maioria das iniciativas que normalmente temos em empresas tradicionais. A mania de grandeza.

Essa mania de grandeza, por vezes faz com que os projetos acabem tentando resolver todos os problemas existentes no contexto de sua execução, o que é inviável… Inviável? Será?!

Sim, isso é inviável, pois, uma vez que exista mais de uma pessoa interessada, os desejos deverão ter algum conflito, em algum ponto do escopo… e sendo isso verdade, não não temos algo que atenda a todos.

Dentro disso, trago o conceito do MVP… Mas what the hell is the MVP?

Em inglês, seria o Minimum Viable Product, ou em tupiniquim, o menor produto viável… ou no popular mesmo, qual é o mínimo, do mínimo, do mínimo que precisamos fazer pra atender ao básico do problema em questão?

Isso é importante para setar as expectativas na hora da entrega, e agilizar o andamento da coisa. Isso é bom, porque viabiliza pequenas entregas frequentes, que vão agregando cada vez mais funcionalidades ao produto em questão, ao mesmo tempo em que dá respostas rápidas.

Lembro de um professor que tive na faculdade que uma vez disse algo mais ou menos assim:

“Se tu não tem vergonha do produto que está lançando, provavelmente já está muito tarde…”

Dito isso, a proposta aqui é: Keep it simple! O máximo possível…

Aproveito e trago aqui, uma forma visual de explicar o MVP que catei na internet, pra dar uma ideia:minimal-viable-product-henrik-kniberg

 

No site da endeavor tem alguns exemplos interessantes sobre MVPs de grandes empresas, como Facebook, Apple (sim, o iPhone), entre outros.

Em resumo:

Vamos deixar o comportamento megalomaníaco de lado, e vamos aderir ao MVP!!!

\o/

 

 

Deixe uma resposta