Glauber Vicari

Livro: O Gorila Invisível

Como somos enganados pelo nosso cérebro no dia-a-dia

Oi gente, tudo bem?

Hoje vou falar sobre um livro que marcou minha vida, chamado “O Gorila Invisível”

E, como o nome sugere, o livro trata – também – de um gorila invisível. Mas como assim?

Bom, basicamente, o livro aborda a forma como nosso cérebro nos “engana” durante a nossa existência, criando desde memórias falsas (ou mesmo roubadas de outras pessoas), até a dificuldade em enxergar coisas óbvias, que estão na nossa cara. Tudo isso, claro, dependendo do nosso foco e estado de atenção.

O nome do livro se refere a um experimento simples, onde pessoas foram convidadas a prestar atenção em pessoas realizando uma tarefa que assistiam em um vídeo. Durante o tempo da tarefa, uma pessoa fantasiada de gorila atravessa a cena, bem em frente às câmeras.

O interessante é que, aproximadamente 80% das pessoas não lembram de ter visto o gorila, quando perguntadas após o término do vídeo.

Outro fato interessante que o livro trás, é como em cidades onde existem mais motocicletas, acontecem menos acidentes do que em cidades com menor cultura deste meio de transporte. Também segundo o livro, isso acontece porque o cérebro fica acostumado a esperar este tipo de elemento em nosso dia-a-dia, ficando mais atendo a isso, portanto.

Neste sentido, o livro nos ajuda a desconfiarmos um pouco da nossa pseudo-realidade, e questionar um pouco aquelas verdades absolutas que temos em nossas memórias.

Claro, não é preciso se desesperar, mas é uma reflexão interessante sobre se estamos ou não no controle de nossas vidas.

O livro tá disponível em diversas lojas, como na Amazon – O gorila invisível – E outros equívocos da intuição.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: