Lean Startup

Lean Startup

Alô gente amiga, tudo bem?

Hoje estou aqui pra indicar meu atual livro de estimação pra questões profissionais.

Embora eu ainda não o tenha terminado, o que li até agora – pouco mais da metade, pra ser preciso – me deixou bastante entusiasmado, por explorar de forma mais profunda alguns conceitos que tenho trazer no meu dia-a-dia.

O grande mote do livro é o conceito do MVP (ou mínimo produto viável, no inglês), e todas as teorias que rodeiam este tema.

Em linhas gerais, o livro apresenta exemplos e casos práticos onde a abordagem tradicional da administração – aquela acadêmica, sabe? – não encaixa adequadamente.

Conceitos que vão desde pensarmos diferente a forma como medimos nosso sucesso, até questões mais práticas e relacionadas ao empreendedorismo (intra ou extra empresa).

A grande contribuição que trouxe pra mim, e espero que traga pra você também, foi na ajuda para calibração do meu modelo mental. Quer dizer, quanto mais vou avançando na leitura do livro, mais eu me conecto com o assunto, e me torno capaz de questionar questões que acontecem na minha vida, em geral. Até no sentido de valorizar mais o aprendizado que construo com cada questão.

Aproveito e conto um “causo” aqui, que aconteceu esses dias comigo, e que conectei de imediato com o livro.

Estava em contato com uma startup de big data, pra fazermos um trabalho juntos, e explorarmos alguns casos de uso pra tecnologia deles aqui onde eu trabalho, e depois de algumas combinações, ouvi o seguinte pedido:

“Só quero combinar uma coisa contigo, pode ser? Se por um acaso, o trabalho que a gente construir não gerar um resultado conforme o esperado, gostaríamos de receber um feedback para aprendermos o que deu de errado. Este é a nossa contrapartida, ok?”

Mais que imediatamente, conectei com tudo que tinha lido, e mais do que prontamente, aceitei.

Em resumo, acho o livro uma boa indicação, tanto para quem quer começar um novo negócio – ou como o próprio livro sugere em seu nome, uma startup – até executivos de qualquer porte de empresa, mas que desejam trazer mais inovação, aprendizado e resultado para seus negócios.

#FicaDica

Abraço!

Um comentário em “Lean Startup

Deixe uma resposta